Falar em motivação pode requerer muitas páginas de um bom livro, mas, trabalhar isso no dia a dia das organizações ainda é mais complexo que filosofar a respeito.

As empresas desejam diariamente que seus colaboradores se empenhem, da melhor forma possível, na realização de suas tarefas, de seus projetos, mas seus líderes, em sua grande maioria, esquecem que o colaborador necessita de estímulos que o façam progredir continuamente naquilo que faz. Mas então a contestação de todos os maus gestores… “o empregado está sendo pago para fazer sua atividade”. Sim, está! O pagamento é a contraprestação para que o colaborador execute suas atividades laborais diárias, mas será que essa atividade não pode ser melhorada? Será que o funcionário melhor motivado não agregaria mais valor à organização?

As respostas são simples e cientificamente comprovadas. O trabalhador motivado produz mais e melhor! O trabalhador feliz desempenha seu papel muito melhor do que aquele que o faz apenas por obrigação.

Então, podemos concluir que, o dinheiro é importante, mas não é o fator motivador principal para que os colaboradores superem as expectativas. Utilizar o pagamento, ou até um aumento, como motivação para um funcionário pode trazer resultado a curto prazo, mas não irá se manter por muito tempo. É uma tendência já comprovada de que a maioria das pessoas cria necessidade para a utilização do dinheiro. Mesmo que tenha um aumento hoje, na próxima semana essa porcentagem poderá já estar destinada para uma despesa específica e seu valor como motivação já deixou de ser pensado pelo trabalhador e sempre vai querer mais.

Dessa forma, é de suma importância que os gestores, líderes, proprietários de pequenas e médias empresas conheçam seus colaboradores e os individualize como seres humanos. Quando passamos a conhecer melhor as pessoas fica muito mais fácil saber quais são suas motivações, desejos, sonhos, trabalhando assim no planejamento motivacional.

Se conseguirmos a motivação dos colaboradores e o espírito de buscar algo melhor para cada um, estaremos melhorando a produtividade e em consequência atingiremos a meta de excelentes resultados.

Prof. Fábio Borri

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Fabio Luis Borri

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégias pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é professor universitário, palestrante, advogado, consultor empresarial em planejamento estratégico, planejamento e Gestão de Pessoas. Já atuou em cargos de coordenação e gerência em multinacional americana e empresas nacionais.

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