“O termo clima organizacional refere-se especificamente às propriedades motivacionais do ambiente organizacional, isto é, aos aspectos da organização que levam a diferentes espécies de motivação nos participantes.” (CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. p.88,2009).

O clima organizacional está relacionado ao ambiente interno existente entre os colaboradores de uma empresa.

Ultimamente, estamos notando um aumento do individualismo dos funcionários em empresas de diversos portes. Talvez com o advento da internet e suas redes sociais, que, como já virou piada, aproxima os distantes e distancia os próximos, esteja deixando o individuo ainda mais solitário em suas relações, seja em âmbito familiar, seja em âmbito profissional. Não vamos comentar nesse artigo a importância do networking, mas refletir sobre o dia a dia das organizações e seus relacionamentos internos. Os colaboradores das empresas estão deixando de se importar com o trabalho em equipe, que hoje sugere apenas discussão acadêmica, e se importando mais com suas metas individuais. Não desclassifico os trabalhos individuais, mas sabemos que se tornariam ainda mais fáceis de realizados em conjunto.

Colaboradores individualistas, solitários, beirando a desmotivação, estão aptos a piorar o clima organizacional. Esse fato pode causar desinteresse, apatia, depressão, insatisfação etc.

Como podemos buscar a melhora do clima interno e o melhor desempenho dos membros de uma empresa?

Muitos são as formas de melhorar o ambiente interno. Vamos citar os princípios básicos para esse desenvolvimento conjunto:

Respeito entre os colaboradores;
Educação;
Trabalho em equipe;
Evitar estados de agressividade;
Compartilhar informações;
Manter-se motivado.

Parecem conceitos inerentes ao ser humano, mas que são esquecidos em muitos momentos do cotidiano. Buscar um bom clima organizacional depende não apenas da ARH, mas de cada indivíduo que trabalha em uma empresa, principalmente a liderança. No entanto, a área de Recursos Humanos pode desenvolver trabalhos para ajudar nesse processo. Vamos nos concentrar em melhorar nossos relacionamentos e trabalhar em equipe. As pessoas irão trabalhar mais satisfeitas e motivadas, trazendo um melhor resultado para a organização.

Enviem dúvidas e sugestões para o e-mail abaixo.

Até a Próxima!!!

Categorias: Artigos

Fabio Luis Borri

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégias pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é professor universitário, palestrante, advogado, consultor empresarial em planejamento estratégico, planejamento e Gestão de Pessoas. Já atuou em cargos de coordenação e gerência em multinacional americana e empresas nacionais.

Artigos Relacionados

Artigos

A Cultura da Resiliência

O que faz com que pessoas e empresas com projetos fracassados se tornem grande expoentes em suas atividades e setores? Como se tornam grandes mitos ou até lendas organizacionais? Existem histórias bastante interessantes que podemos Leia mais…

Artigos

Gestão Estratégica do Tempo – A Arte do Planejamento Pessoal

Objetivos: Hoje em dia as pessoas estão perdendo seu foco principal devido ao grande número de compromissos e informações. Vivem afogadas em e-mails, telefonemas e atividades pessoais. Nossa palestra leva até às pessoas ferramentas para Leia mais…

Artigos

Motivação e Produtividade

Falar em motivação pode requerer muitas páginas de um bom livro, mas, trabalhar isso no dia a dia das organizações ainda é mais complexo que filosofar a respeito. As empresas desejam diariamente que seus colaboradores Leia mais…