Sabemos que ninguém vive isolado no mundo. Todos precisam se comunicar para sobreviver, e, isso ocorre quando nos relacionamos com outras pessoas.

A boa ou má comunicação pode ocorrer no âmbito familiar, social ou corporativo (no trabalho), gerando bons ou maus entendimentos e bons ou maus relacionamentos entre emissor e destino.

A comunicação pode ocorrer de diversas formas, ou, diversas fontes: oral, escrita, por sinais etc. Para possibilitar essa comunicação podemos nos servir de inúmeros canais como rádio, televisão, celular, e-mail, Whatsapp, Facebook… Na maioria desses meios de comunicação, utilizamos uma linguagem informal, que, muitas vezes, acaba agredindo a língua portuguesa, seja por seus constantes erros gramaticais, seja pela utilização de abreviaturas ou pela própria falta de coerência na informação que desejamos passar.

Nesse artigo, não vou me prender criticando os inúmeros e constantes erros que tenho visto nas redes sociais, principalmente Facebook e Whatsapp. Irei me ater nas possibilidades de melhora na comunicação digital corporativa, no dia a dia daqueles que, de alguma forma, necessitam se comunicar por meios digitais no trabalho.

Comunicação é o processo de transferir informação de uma pessoa para outra, ou outras. É uma maneira de se relacionar e transmitir ideias.

A comunicação no meio corporativo deve ser a mais clara e exata possível, não deixando qualquer margem para a má interpretação ou total falta de nexo para quem está lendo. Dessa forma, devemos buscar a boa ortografia da língua portuguesa e evitar quaisquer abreviaturas ou palavras ambíguas que possam desvirtuar a ideia que desejamos expressar.

Algumas dicas para utilizarmos:

Não use abreviaturas como vc, vms, td mundo, bora fazer algo;
Responda todos os e-mails que lhe forem enviados, a não ser que sejam spam ou com brincadeiras e fofocas;
Responda todas as mensagens enviadas (sob as mesmas regras acima expostas);
Responda mensagens e e-mails que lhe forem enviados de forma completa e que não gere dúvidas sobre o que está pensando e tentando expressar;
Não responda um e-mail apenas com Ok ou NÃO, pois quem elaborou esse e-mail pode ter levado horas escrevendo, valorize;
Não seja irônico em um e-mail ou mensagem profissional, isso pode causar um grande mal entendido;
Não utilize e-mail ou celular corporativo para enviar piadas, correntes, resultados de jogos etc. Geralmente essas mensagens tiram a concentração de quem está trabalhando de forma séria;
Utilize e-mails para documentar suas opiniões, relatórios, ideias e fatos relevantes;
Sempre envie e-mails com aviso de recebimento, dessa forma, certificando-se de que o mesmo fora entregue, como se fosse uma carta registrada;
Seja educado.
E, como principal dica, mesmo utilizando os meios eletrônicos para se comunicar perfeitamente, não perca o contato pessoal com outros colaboradores, chefes, subordinados ou mesmo colegas.

Fábio Borri

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Fabio Luis Borri

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégias pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é professor universitário, palestrante, advogado, consultor empresarial em planejamento estratégico, planejamento e Gestão de Pessoas. Já atuou em cargos de coordenação e gerência em multinacional americana e empresas nacionais.

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