Muito tem se falado da necessidade de desenvolver as empresas e treinar os funcionários, mas os gestores sabem a real diferença entre treinar e desenvolver um colaborador, o que é formar um talento?

Um dos conceitos mais utilizados e completos que conheço sobre treinamento é: treinamento é o processo de aprendizagem focado no curto prazo, aplicado de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, habilidades e atitudes com um objetivo específico, dessa forma, aumentando a produtividade do colaborador.

Interpretando esse conceito, podemos entender que treinamento é o aprendizado para uma função específica, para o cargo que o colaborador no momento do treinamento ocupa e precisa se aperfeiçoar ou agregar valor. É o aprendizado necessário para conduzir eficazmente seu trabalho.

Um bom exemplo de treinamento é quando o colaborador inicia em uma função que precisa ter conhecimentos e habilidades na operação de determinada máquina. Dessa forma, a empresa solicita que um funcionário mais experiente ensine, ou, contrata uma empresa terceirizada, geralmente a fabricante da máquina, para ministrar o treinamento.

Já quando falamos em desenvolvimento, estamos falando em levar ao colaborador um algo a mais, é agregar valor em longo prazo para que o empregado busque novos objetivos dentro da corporação ou mesmo busque novos objetivos no desenvolvimento de sua carreira. Desenvolver é proporcionar novos conhecimentos e experiências pessoais.

Desenvolvimento é agregar valor a médio ou longo prazo, conquistando novas competências ou aperfeiçoando as já adquiridas anteriormente. É um processo de aprimoramento pessoal e profissional.

Como exemplo de desenvolvimento podemos citar as atuais universidades Corporativas, onde, geralmente, são ministradas aulas para os colaboradores envolvendo normas de conduta, conhecimentos gerais necessários para laborar na empresa, conhecimentos específicos para ascensão no trabalho, aulas de outro idioma etc.

O conceito de universidade corporativa, segundo Celia Regina Otranto – UFRRJ é: “um espaço educacional dentro de uma empresa e por ela gerenciado, com o objetivo de institucionalizar uma cultura de aprendizagem contínua, que vise proporcionar a aquisição de novas competências vinculadas às estratégias empresariais”.

Sempre lembrando que a responsabilidade de exigir treinamento ou desenvolvimento em uma empresa não é do RH, mas sim dos gestores de cada área com necessidade desses processos. A função da área de recursos humanos é de staff, ou seja, de apoiar, organizar, possibilitar que ocorra o treinamento ou o desenvolvimento da melhor forma possível.

Até a Próxima!!!

Fábio Borri

Categorias: Artigos

Fabio Luis Borri

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA em Gestão de Pessoas com Ênfase em Estratégias pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), é professor universitário, palestrante, advogado, consultor empresarial em planejamento estratégico, planejamento e Gestão de Pessoas. Já atuou em cargos de coordenação e gerência em multinacional americana e empresas nacionais.

Artigos Relacionados

Artigos

A Cultura da Resiliência

O que faz com que pessoas e empresas com projetos fracassados se tornem grande expoentes em suas atividades e setores? Como se tornam grandes mitos ou até lendas organizacionais? Existem histórias bastante interessantes que podemos Leia mais…

Artigos

Gestão Estratégica do Tempo – A Arte do Planejamento Pessoal

Objetivos: Hoje em dia as pessoas estão perdendo seu foco principal devido ao grande número de compromissos e informações. Vivem afogadas em e-mails, telefonemas e atividades pessoais. Nossa palestra leva até às pessoas ferramentas para Leia mais…

Artigos

Motivação e Produtividade

Falar em motivação pode requerer muitas páginas de um bom livro, mas, trabalhar isso no dia a dia das organizações ainda é mais complexo que filosofar a respeito. As empresas desejam diariamente que seus colaboradores Leia mais…